Estratégias para planejar o pagamento do décimo terceiro salário e otimizar sua gestão financeira
Quando o fim de ano se aproxima, muitas empresas entram na expectativa do pagamento do décimo terceiro salário. Para muitas, é uma chance de mostrar reconhecimento aos colaboradores, mas também um momento que exige uma preparação financeira cuidadosa. Para aquelas empresas que optaram pelo parcelamento, a primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda parcela, até 20 de dezembro. Já as que optaram pelo pagamento único, ele deve ser realizado até dia 30 de novembro. Diante desses prazos, ter um bom planejamento pode evitar sufoco e até garantir uma reserva para o início do próximo ano. Por isso, fique atento e confira algumas dicas que vão te ajudar a cumprir essa obrigação de forma tranquila! Planejar o pagamento do décimo terceiro salário com antecedência é essencial para evitar surpresas e comprometer o fluxo de caixa. O ideal é que o décimo terceiro esteja previsto no orçamento anual e, se possível, uma pequena quantia seja reservada mensalmente ao longo do ano para garantir esse pagamento com tranquilidade. Com uma reserva regular, mesmo que pequena, você vai evitar o uso de créditos emergenciais que podem gerar juros altos. Quanto mais cedo você se organiza, menos impacto isso terá no caixa e nas operações da empresa. Ter uma visão clara de todos os gastos ajuda a identificar onde é possível reduzir despesas. Às vezes, pequenas mudanças em assinaturas, contratos ou gastos fixos podem liberar recursos importantes. Aproveite esse momento para revisar contratos e eliminar serviços que não estejam mais trazendo benefícios ao negócio. Se sua empresa está apertada financeiramente, uma alternativa é negociar com fornecedores o pagamento para o início do próximo ano. Dessa forma, o caixa do final do ano estará mais leve e organizado para arcar com o pagamento do décimo terceiro salário dos colaboradores. Em último caso, para empresas que enfrentam dificuldades, uma linha de crédito pode ser uma solução, desde que seja bem planejada. Existem diversas opções de crédito específicas para pequenas e médias empresas, com condições e juros mais baixos para auxiliar no pagamento do décimo terceiro salário. Antes de contratar, avalie com cuidado as taxas e condições de pagamento para evitar contrair uma dívida que possa comprometer a saúde financeira da empresa no ano seguinte. Já que o décimo terceiro é uma obrigação anual, que tal iniciar uma reserva para o próximo ano? Mesmo com um orçamento apertado, começar a separar um percentual das receitas mensais pode garantir que, quando chegar a época de pagar o décimo terceiro, a empresa tenha boa parte do valor reservado. Além disso, ao criar esse hábito de reservar parte da receita para obrigações específicas, a empresa se torna mais disciplinada financeiramente. Com o tempo, isso equilibra o fluxo de caixa e permite investimentos futuros com segurança. Planejar e organizar o pagamento do décimo terceiro salário é uma etapa desafiadora para qualquer empresa e, por isso, estamos aqui para ajudar na estruturação do seu planejamento financeiro, criando estratégias que aliviem o impacto no seu caixa e permitam uma gestão mais eficiente ao longo do ano. A Plena tem a expertise em gestão contábil e financeira e ajudamos sua empresa a otimizar processos, prever despesas e se preparar para o futuro, tudo com uma linguagem acessível e um atendimento próximo. Entre em contato conosco!1. Antecipe o planejamento
2. Avalie as finanças e corte despesas
3. Analise linhas de crédito com cautela
4. Comece a planejar o próximo ano
Parceira para uma gestão financeira tranquila