O que é CFOP e qual sua importância para o sucesso das empresas?
CFOP é a sigla para Código Fiscal de Operações e Prestações, uma tabela de códigos que tem por finalidade identificar a natureza da circulação de mercadorias ou serviços e definir o tipo de Nota Fiscal que deve ser emitida.
Sabemos que no Brasil uma empresa tem uma série de processos para que sua atividade esteja legalizada e possa funcionar de acordo com as normas fiscais e, por isso, entender a tabela CFOP é importante para o sucesso dos negócios, conhecendo quais operações que sua empresa movimenta são tributáveis, ou seja, o que você deve recolher de impostos.
Ele foi criado com a intenção de a Receita Federal do Brasil facilitar seu trabalho de fiscalização, já que é através do código CFOP que o fisco saberá os impostos que devem ser recolhidos e outras movimentações, como de estoque e financeiras, que são de seu interesse.
Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre o que é CFOP e sua importância, uma vez que ele é importante para otimizar os processos internos e garantir o cálculo correto dos impostos que devem ser recolhidos pela sua empresa.
Como entender a tabela CFOP?
O código CFOP tem quatro dígitos e, dependendo do número inicial, define se a operação é de entrada ou saída. Pelo código também é possível saber se a operação terá ou não incidência de impostos.
Em todos os documentos fiscais emitidos, sejam de entrada ou saída de mercadorias, bens ou aquisição de serviços, o código CFOP precisa ser indicado. Para ficar mais fácil, o governo publica uma lista de códigos que o contribuinte pode consultar e aplicar corretamente em suas emissões de notas fiscais.
Os códigos da tabela CFOP podem ser iniciados em 1, 2 e 3, quando as operações correspondem a entradas, e 5, 6 e 7 quando são movimentações de saídas. Entender esses códigos é muito importante para as empresas que desejam operar no mercado com transparência e legalidade.
Estrutura da tabela CFOP
Além de saber o que é CFOP, você também precisa entender a estrutura dessa tabela. Ela está dividida em códigos de entrada e de saída e cada uma dessas modalidades tem três grupos principais que são identificados pelo primeiro dígito, dessa forma:
CFOP de Entrada
Iniciado pelo dígito 1: entrada e/ou aquisições de serviços dentro do mesmo estado;
Iniciado pelo dígito 2: entrada e/ou aquisições de serviços entre estados;
Iniciado pelo dígito 3: entrada e/ou aquisições de serviços do exterior.
CFOP de Saída
Iniciado pelo dígito 5: saídas ou prestações de serviços no mesmo estado;
Iniciado pelo dígito 6: saídas ou prestações de serviços entre estados;
Iniciado pelo dígito 7: saídas ou prestações de serviços para o exterior.
Uma nota fiscal pode conter vários códigos CFOP, no entanto, as operações devem ser da mesma natureza.
Ressaltamos que os códigos da tabela CFOP não são usados apenas em notas fiscais, mas também em outros documentos fiscais, como os conhecimentos de transporte, livros contábeis e declarações fiscais.
Para que sua empresa alcance sucesso e se mantenha ativa no mercado de forma legal, é importante compreender o que é CFOP e entender a utilidade dos códigos e, para isso, o ideal é ter o acompanhamento de um contador para não acontecer erros que podem gerar prejuízos ao seu negócio.
Entre em contato conosco e conte com a nossa equipe para garantir a legalidade e lucratividade da sua empresa!