=
Gestão empresarial: como cuidar das obrigações contábeis da sua empresa no início de ano?

Home > Blog

Gestão empresarial: como cuidar das obrigações contábeis da sua empresa no início de ano?

O início de um novo ano é sempre um momento de recomeço, tanto para os nossos planos pessoais quanto para a gestão empresarial.



É hora de colocar tudo no lugar, planejar os próximos passos e, claro, organizar as obrigações contábeis. Isso porque, mesmo que sua empresa seja pequena ou grande, manter as finanças em dia e as obrigações fiscais em ordem é essencial para garantir que o ano comece com o pé direito.



Muitas vezes, quando o ano está acabando, ficamos tão focados nas tarefas de fechamento e nas comemorações de fim de ano que esquecemos das pendências contábeis. Mas esse é o momento ideal para dar atenção às obrigações fiscais e à organização financeira.



Confira nossas dicas para manter sua gestão empresarial em dia neste início de ano!



1. Regularize a situação fiscal da sua empresa



O primeiro passo para começar o ano sem dor de cabeça é garantir que todas as obrigações fiscais do ano anterior estejam regularizadas, como a entrega de declarações e outras exigências da Receita Federal.



Se por acaso ficou alguma pendência, é hora de resolver isso o quanto antes. Regularizar sua situação fiscal no início do ano evita multas, juros e problemas maiores no futuro.



Além disso, aproveite para conferir se há impostos estaduais ou municipais que precisam ser pagos, como o ICMS ou o ISS.



Algumas empresas podem ter impostos a pagar dependendo de sua atividade e localização. O importante aqui é que você tenha um controle das datas de vencimento de cada obrigação, para evitar contratempos.



2. Organize a contabilidade de forma estratégica



Agora que você já sabe que precisa regularizar as pendências fiscais, é hora de olhar para as finanças da empresa de maneira estratégica.



Quando se trata de gestão empresarial, o início do ano é o momento ideal para analisar os resultados do ano anterior, revisar o plano de contas e ajustar o fluxo de caixa para os próximos meses.



Para isso, faça um levantamento completo das receitas e despesas, avalie os custos fixos e variáveis e verifique o que pode ser otimizado.



Lembre-se de que a contabilidade não serve apenas para cumprir as obrigações fiscais, mas também é uma ferramenta bastante útil na gestão empresarial.



Ao fazer uma análise minuciosa dos números, você poderá tomar decisões mais assertivas sobre investimentos, corte de gastos e na definição de metas de crescimento.



3. Prepare-se para as obrigações do novo ano



O início de ano é um bom momento para se preparar para as obrigações contábeis que virão. Já conferiu a periodicidade das suas obrigações?



Ter uma agenda fiscal organizada e uma ferramenta de controle, como um software de gestão ou uma planilha bem estruturada, pode facilitar muito esse processo.



A contabilidade não precisa ser um bicho de sete cabeças. Contando com o apoio certo de profissionais especializados, você garante que a sua empresa fique em dia com tudo o que é necessário, sem correr o risco de perder prazos ou cometer erros que podem gerar prejuízos.



Cuidando da sua empresa em 2025!



Nós, da Plena, estamos prontos para te ajudar a começar o novo ano com todas as obrigações contábeis em dia, colocando sua empresa em conformidade com as exigências legais e fiscais e a preparando para os desafios de um crescimento saudável dos seus negócios em 2025.



Conte com a nossa equipe para uma gestão empresarial assertiva e estratégica. Entre em contato conosco!


Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).