=
Programa Desenrola Brasil: conheça o programa que incentiva a renegociação de dívidas

Home > Blog

Programa Desenrola Brasil: conheça o programa que incentiva a renegociação de dívidas

O Programa Desenrola Brasil é uma iniciativa do Governo Federal e tem como objetivo diminuir o número de pessoas inadimplentes que, segundo o Ministério da Fazenda, está em torno de 70 milhões de brasileiros.



A portaria com as regras do programa de renegociação de dívidas foi publicada no Diário Oficial da União no dia 28 de junho de 2023 e vai contemplar pessoas com dívidas inscritas até 31 de dezembro de 2022.



O Programa Desenrola Brasil tem previsão de ser iniciado neste mês, sendo que o sistema será aberto para a adesão de credores interessados. Para entender melhor sobre esse programa, continue a leitura deste artigo!



Como funcionará o Programa Desenrola Brasil?



O sistema será aberto aos credores que se interessam em aderir ao programa e um leilão será realizado, dando oportunidade para aquelas empresas que oferecerem maiores descontos. O edital do leilão deverá ser divulgado em breve.



Depois de escolhidas as empresas credoras, uma lista de dívidas será disponibilizada para renegociação, mostrando o desconto oferecido pelo credor e os devedores poderão aderir e iniciar o processo.



Quem poderá ser contemplado pelo Desenrola Brasil?



O Programa Desenrola Brasil vai contemplar duas faixas:



Faixa 1



Esta faixa vai abranger inadimplentes que recebam até dois salários mínimos ou que estão inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e que estejam devedores após 1º de janeiro de 2019. As contas a serem renegociadas podem ser as de consumo, como de telefone, água e luz, e também bancárias, desde que não ultrapassem o valor de R$ 5 mil.



Para realizar o pagamento, a pessoa pode optar pela modalidade à vista ou por financiamento bancário em até 60 meses, sem a necessidade de entrada e contando com juros de 1,99% ao mês. A parcela mínima é de 50,00, com carência de 30 a 90 dias e os credores ficam obrigados a excluir o nome do cliente dos cadastros de inadimplentes.



Faixa 2



Essa segunda faixa é para pessoas que têm renda mensal superior a R$ 20 mil e tenham dívidas em bancos, exclusivamente. As instituições financeiras vão poder oferecer aos seus clientes devedores a chance de renegociar suas dívidas.



O prazo para pagamento dessa faixa é de doze meses e será oferecido aos credores um incentivo para que eles aumentem a oferta de crédito em troca dos descontos nas dívidas.



Quais serão as formas de pagamento do Programa Desenrola Brasil?



A Medida Provisória do Desenrola Brasil apresenta três opções de pagamento:



À vista



Os clientes que optarem pelo pagamento à vista, ou seja, que devem quitar de uma só vez, terão redução parcial do valor da dívida.



Parcelado



Nesta modalidade, o inadimplente poderá contratar um crédito bancário que poderá ser quitado em até 60 meses, com juros baixos de 1,99%.



Também é possível pagar com pix, débito em conta ou boleto e o vencimento da primeira parcela pode ser agendada para 30 dias.



Negociação direta com o agente bancário



O devedor negocia diretamente com a agência bancária a dívida e as condições de pagamento.



Se você deseja negociar e quitar suas dívidas, fique de olho porque, pelas informações do Governo Federal, a partir de setembro o Programa Desenrola Brasil estará disponível para toda a população!


Estou ciente de que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).